Para quem estuda afundo as técnicas de melhorias capilares já sabe como a empregar os óleos e seu benefícios. Este será um especial explicando os benefícios de cada óleo essências e como usar  este conhecimento no cronograma capilar entendendo a necessidade cada cabelo.
Os tópicos que irei abordar neste especial são:

  • Óleos : A diferença entre óleos essenciais e óleos minerais
  • Óleos Essências – O que são e como comprar corretamente.
  • Óleos e suas aplicações: Entendendo como usar óleos essências para a sua necessidade capilar
  • Técnicas que utilizam óleos.: Mix de óleos e Técnica LOC
 
ÓLEOS : A DIFERENÇA ENTRE ÓLEOS VEGETAIS E ÓLEOS MINERAIS.
  Quando chegamos nas lojas de cosméticos querendo fazer aquelas comprinhas capilares e nos deparamos com aquela quantidade enorme de óleos e cremes. Sempre que eu vou e vejo alguém perdida dou uma ajudinha.
A cultura popular diz que os óleos dão um gás nas hidratações e cada um serve para uma coisa e isso é uma grande verdade mas os óleos minerais não é o mais indicado para potencializar os cremes, entenda porque mais abaixo.

O óleo mineral ou parafina liquida é um composto do petróleo que é usado em cosméticos em grande escala e são autorizados pela ANVISA e não causam problemas a saúde ( se você não for alérgico a petrolatos). Quando em contato com o cabelo ele cria uma película e não atinge o interior do cabelo (córtex), ele é insolúvel em água e com o uso continuo não permite que os cabelo  absorva  nutrientes dos outros produtos.
Mas tá bom mas como eu sei que o óleo que eu vou comprar tem esse óleo mineral?É necessário está atento as informações dos rótulos. Geralmente esses produtos vem descritos como óleo capilar semente de uva, amêndoas doces, karité, bambu e outros mas dando uma olhadinha na composição você consegue verificar  se esse óleo é realmente mineral ou vegetal. Outra dica é o preço, geralmente os valores são bem baixos.
Parafina Liquida ou paraffinum liquidum,  petróleo liquefeito, petrolatum,  Mineral Oil ou óleo mineral, Vaselina e óleo de parafina são os petrolatos que são a maior parte dos óleos minerais  lendo o rotulo você consegue encontrar esses compostos, dá uma olhada abaixo.

Mas aí você me diz que está escrito que é óleo de uva, karité e outros. Olha creio que pode ter até alguma coisa dos óleos vegetais aí mas a quantidade é muito pouca e não vale a pena.
Ou seja o óleo mineral vai servir como protetor térmico, vai dar um brilho não natural mas não irá trazer nutrientes para seu cabelo e seu trouxer será muito pouco.

Os óleos vegetais são óleos extraído de vegetais devem ser puro e geralmente são prensados a frio.São extraídos de plantas e sementes oleaginosas. Também conhecidos como óleos essenciais possuem um custo um pouco elevado por não ser diluído.Eles possuem propriedades nutritivas possuem vitaminas e ácidos graxos  e são utilizados no cronograma capilar na fase de nutrição/umectação.

Os óleos mais facilmente encontrados no mercado são: óleo de rícino (castor oil ou óleo de mamona), óleo de abacate, óleo de amêndoa e óleo de coco. Suas propriedades são muitas e merecem um post específico.
Então até o proximo post!

Follow my blog with Bloglovin